Recorde de bilheteria nacional para Avatar

postado por Andreia Santana @ 5:04 PM
07/01/2010

avatarDe ter opinião própria e nem sempre essa opinião fazer coro com a maioria, esta blogueira pode ser acusada (alguns leitores até passaram um pouco dos limites na hora de reclamar, mas cinema é igual a futebol, suscita paixões). Mas de ser injusta, jamais! Apesar de ter achado Avatar um filme excelente do ponto de vista tecnológico e apenas mediano em se tratando de roteiro (quem quiser ler a análise clique aqui), não posso deixar de reconhecer que a mais nova produção de James Cameron é o novo fenômeno  de massa do século XXI. Ao menos dessa primeira década.

Praticamente unanimidade entre os fãs do gênero blockbuster , o filme está devorando todos os recordes possíveis quando o assunto é bilheteria. Além claro, de já ter sido pré-indicado ao Oscar de efeitos especiais. E alguém duvida que vá ser indicado na lista final e vá faturar o prêmio? Eu não duvido, embora mantenha minha nota 7 para o conjunto geral da obra.

Pois bem cineleitores, recebi hoje, quentinho, email sobre a bilheteria brasileira de Avatar, nos seus primeiros 20 dias de exibição nas salas nacionais.  Comemorem fãs, porque o filme já levou 3,8 milhões de brasileiros aos cinemas (apesar do valor do ingresso ser  salgado para muitos bolsos). A cifra exata da bilheteria no país, segundo os distribuidores,  é de 3.808.673 pessoas. Somente no final de semana de estreia no Brasil (atenção, estamos falando apenas do Brasil), em 18 de dezembro, foram 806.317 pessoas que assistiram ao filme. Ainda segundo a Fox Film, a produção, que estreou na segunda quinzena de dezembro, conquistou no final de 2009, a sexta posição do ranking dos mais vistos do ano passado. Atualmente, já se encontra em quarto lugar, entre os cinco mais vistos da história. É de fazer qualquer fã-clube comemorar não é não?

Leia mais sobre Avatar no Cineinsite:

>>Divulgada a lista de pré-indicados na categoria de efeitos especiais do Oscar

>>Sucesso mundial de “Avatar” antecipa futuro promissor para o cinema 3D

>>“Avatar” pode ser o segundo maior sucesso do cinema de todos os tempos

>>“Avatar” e “Up” são indicados a melhor filme pelo PGA

>>“Avatar” reina nas bilheterias americanas pela terceira semana seguida

>>“Avatar” já rendeu mais de US$1 bilhão no mundo

Tags: , , , , , ,

20 Respostas para “Recorde de bilheteria nacional para Avatar”

  1. Tiago  Says:

    Avatar foi pra mim um delírio visual de Cameron. É um filme pra ser visto no cinema em 3d. Se alguem deixar pra ver esse filme em casa numa tv normal vai se decepcionar. A força desse filme é o visual não a história. Enquanto assistia pensei que aquilo era “O último samurai” das galáxias. Não o considero ruim, de forma alguma, mas sem dúvida que se não houvesse o “delírio visual” seria mais um filme esquecível.

  2. Deleon  Says:

    Com essa afirmação, constata-se que o mercado do entrenimento vem conquistando êxito. Os objetivos estão sendo alcançados… lavagem cerebral executada pela sétima arte! A palavra ENTRETENIMENTO é sinônimo da palavra LUDIBRIAR. É realmente de nos deixar atônitos que num país onde mal as pessoas sabem ler ou escrever o cinema alcance [sem nenhum tipo de benefício ao espectador] tanto sucesso. Enfim… PANIS ET CIRCENSES!

  3. Andréia Santana  Says:

    Pois é Tiago, sem os efeitos visuais de tirar o fôlego, Avatar seria só mais um filme.

  4. dea  Says:

    deleon.. o intenção do cinema eh realmente entreter mesmo.. existem filmes com a finalidade de mostrar a relidade e fazer refletir e existem os filmes pra te fazer viajar, sair da realidade… e pronto.. so e apenas isso.. isso eh um mercado que gera emprego.. desde o rpz da bilheteria, ate os atores q fazem o filme.. pense melhro, viiu!

  5. Rodrigo NAGAMI  Says:

    divide com UP – Altas aventuras, na minha opinião as obras primas do ano

  6. Andréia Santana  Says:

    Oi Rodrigo, que UP – Altas Aventuras é uma obra-prima, concordo com você em gênero, número e grau.

  7. renato silva  Says:

    Sem duvida um filme q mistura ficçâo com açâo d tirar o folego, nâo da pra perder nem um minuto

  8. Maria Ferreira  Says:

    Li ambos os textos agora. Cinema é gosto, isso não se discute. Assim como também qualquer pessoa que entenda minimamente de narrativa cinematográfica sabe que Avatar é totalmente convencional nesses termos, mas discordo frontalmente (acho que um certo preconceito a impediu de perceber) quando diz que seria mais honesto fazer uma animação e fica colocando em jogo o orçamento do filme. A proposta do diretor era exatamente inovar tecnologicamente, não foi sem razão que esperou (segundo entrevistas e matérias) 10 anos para colocar a idéia em prática. Negar que um dos maiores méritos da tecnologia aplicada é exatamente tornar bastante expressivos (nem cabe aqui a análise das atuações) os na’vi aí é apego ao passado. Acho impossível confundir com criaturas animadas.

  9. Diana  Says:

    Fiquei encantada com a imagem desse filme (avatar) é de tirar o folego!!! o efeito sonoro também é perfeito. Saí do cinema com a sensação de ter mergulhado nele (filme) ótimo para mim!!!

  10. Maria Ferreira  Says:

    A matéria abaixo mostra que muito da fortuna investida em Avatar foi aplicado no desenvolvimento da tecnologia necessária para obter o resultado que Cameron queria. Não dá para saber quanto, mas boa parte da grana na verdade reverteu em novas possibilidades para o cinema. Acho bem interessante que leia. E só mais um comentário, considerando que o campeão de bilheteria é o melodramático (me matem se quiser, mas eu já não aguentava mais aquela ladainha) Titanic, acho justo que Avatar chegue lá.

    http://novodaiblog.blogspot.com/2009/12/daiblog-especial-avatar-2.html

  11. Andréia Santana  Says:

    Oi Maria, valeu a dica, com certeza vou ler sim! Um abraço.

  12. Andréia Santana  Says:

    Acho que você não entendeu que a ideia do texto Maria é justamente mostrar que avatar é excelente do ponto de vista técnico e para isso os 500 milhões se sustentam sem dúvida, mas que para mim, filmes que custam menos tem impacto maior por desenvolverem histórias mais consistentes. Não tiro o mérito tecnologico de avatar, achei que isto estava bastante claro, mas prefiro outro tipo de história e a compreensão da narrativa cinematográfica, graças a deus, cabe leitura para todos os tipos de público.

  13. cesar - feria de santana - ba  Says:

    Sem dúvida o filme Avatar irá bater todos os recordes de público e de faturamento. Quem entende de arte assiste o filme que nem percebe o tempo passar de tantas idéias e criatividades atreladas aos efeitos especiais que nos envolvemos de tal forma que nem discernirmos de ficção e realidade. E o diretor faz-nos aproximarmos e apaixonarmos pelos atores virtuais. O Filme é surpreendente, neste contexto atual de tecnologia, é dificil nos prender tanto filme, por vezes faltando ar em algumas cenas. Valeu Cameron, que este seja o inicio de uma revolução cinematográfica em 3D. Estamos enfadados de 1D e 2D. Parabéns…

  14. Lorena  Says:

    Não fico surpresa que Avatar tenha sido esse sucesso de bilheteria. Tudo nele convida a um estouro: alta tecnologia, um misto de pieguice com ficção científica e um filme com enredo simples e previsível. E isso não o desmerece em termos de entretenimento.
    O que me surpreende é a dificuldade que nós, brasileiros, ainda temos com a crítica. E olha que nenhum de nós participamos do projeto desse filme, mas o defendemos com um vigor que nos faz parecer coisa de casa. Infelizmente quando se trata de sair em defesa do cinema nacional, nós ainda preferimos nos omitir, ou pior, nós preferimos nem ir ver o filme… ou seja, não temos nem uma massa consistente que tenha ido ao cinema para enriquecer a discussão.
    Andréia, parabenizo você pela firmeza e gentileza com que tratou os comentários mais absurdos. Fazer crítica nesse país é um desafio. Nos tornamos mal vistas por omitir nossa opinião no nosso próprio blog e sei justamente como os comentários podem ser ácidos. Mas, por outro lado, gostaria de lhe convidar a escrever um pouco mais sobre produções brasileiras.
    Acho que o cinema nacional merece e precisa dessa força e você parece ser uma pessoa com a coerência necessária para fazê-lo.
    Um bom final de semana.

  15. Andréia Santana  Says:

    Convite aceito Lorena, irei escrever sim sobre filmes nacionais. obrigada pelo comentário crítico (no que essa palavra tem de boa) e sensato. Um abraço!

  16. williams azevedo coelho  Says:

    O cinema nacional precisa de investimentos estratosféricos para acompanhar as grandes produções mundiais,mas o conceito de filme nacional para mim já subiu muito,acredito que épicos da literatura brasileira deveriam ser mostrados nas telonas, uma sugestão é a trilogia do escritor amazonense Marcio de Souza, AS CRÔNICAS DO GRÃO PARÁ, INICIANDO COM O BEST SELLER CHAMADO LEALDADE .QUANTO A AVATAR, sem dúvida é a maior produção de todos os tempos Eu amo James Cameron, e não tenho palavras para elogia-lo ele e toda a sua equipe são surpreendentes, nota dez para tudo neste filme.
    Tenham todos um excelente 2010.

  17. Lelio  Says:

    Olá, alguém sabe onde posso comprar os gatinhos azuis do AVATAR??? Filme simplesmete GENIAL, não há o que contestar: inteligente, moderno, mensagem clara e objetiva, muito rico,…gostaria que meus filhos nascessem em “Pandora”. Lelio

  18. Patrícia  Says:

    eu nao me impresionei de avatar ser o recorde de bilheteria
    pois o filme é realmente bom demais eu ameeei mesmo e quero
    maaais não canso de assistir perfeiito

  19. elimar lima sales  Says:

    adorei este filme ñ tenho nem uma critica pra ele esse foi o melhor filme q já vi

  20. douglas viana  Says:

    ESSE FILME É MUITO BOM, A FOTOGRAFIA O ROTEIRO A ANIMAÇÃO, AOS CARAS QUE TRABALHARAM NESSE FILME PARABÉNS VCS SÃO FERAS.
    EU COMO FOTOGRAFO PROFISSIONAL EDITOR DE IMAGEM E CINEGRAFISTA AMEI, A FOTOGRAFIA DESSE FILME É DEMAIS!!.

Deixe seu comentário