Avatar desbanca Titanic e A Era do Gelo 3

postado por Andreia Santana @ 3:05 PM
09/02/2010
Tal qual um titã bíblico, Avatar abriu o bocão e engoliu todos os recordes de bilheteria mundiais

Tal qual um titã bíblico, Avatar abriu o bocão e engoliu todos os recordes de bilheteria mundiais

Para quem andava sentindo falta de conferir a bilheteria de Avatar no Brasil, até porque a última aferição da Fox New Corp. que ultrapassava a casa dos R$ 2 bilhões não incluía a terrinha verde e amarela, foram divulgados nesta terça-feira, pela Fox do Brasil, o número de público e o valor de venda de ingressos até o momento no país. Anotem aí: Avatar, desde o seu lançamento em dezembro de 2009, faturou no Brasil (repito fãs, estou falando apenas do Brasil) a bagatela de R$ 81 milhões e teve um público, também nos cinemas brasileiros, de 7.507.747 pessoas, batendo portando os recordes que pertenciam anteriorimente ao longa Titanic, do mesmo diretor James Cameron (esse homem tem mesmo o toque de Midas!) e a animação A Era do Gelo 3.

Na verdade aconteceu assim, Titanic era o recordista absoluto nacional até 2009. Daí, ano passado, foi desbancado pela troupe formada pela preguiça Sid, o tigre Diego e o mamute Manny. Mas, a coroa durou pouco na cabeça da turminha da Era do Gelo (que pena!) e agora, Avatar, 0 arrasa quarteirão que já entrou para  história, arrebatou o título da produção brazuca e se instalou no topo do podium nacional.  No Brasil,  as salas 3D participaram deste resultado, registrando o maior público para estas salas desde sua instalação nos cinemas brasileiros: mais de 3 milhões de pessoas. Vale lembrar que o ingresso para filme em 3D é bem mais caro.

O filme Avatar tem nove indicações ao Oscar. sete em categorias técnicas

O filme Avatar tem nove indicações ao Oscar. sete em categorias técnicas

Mas, como nem tudo são flores, Avatar, vencedor do Globo de Ouro com os prêmios de melhor filme e melhor diretor e candidato ao Oscar nessas mesmas categorias, além daqueles técnicas que com certeza vai papar todas, totalizando nove indicações em 2010 (James Cameron não bateu seu próprio recorde desta vez, porque Titanic, em 1997, teve 14 indicações) porém, depois de sete semanas invicto no ringue de líder de bilheteria, foi desbancado na América do Norte (e agora, estou falando apenas de EUA e Canadá) pelo drama Dear John, no último fim de semana.

Nada que chegue a abalar a reputação adquirida pelo filme e nem que influencie na conta dos bilhões faturados pelo atual mais visto de todos os tempos, no mundo todo. Sendo que a conta, como a Fox já esclareceu,  não leva em consideração a inflação. Portanto, se algum nerd resolver conferir por exemplo, a bilheteria atual de Avatar com a de Titanic corrigida pela inflação de 1997 até agora, me avisa tá? Que fiquei curiosa para saber o resultado desta conta digna do matemático Osvald de Souza.

A real é  que o povo americano adora uma novidade e depois de um mês e meio, enjoaram de Avatar e por lá já elegeram outra bola da vez. Mas a corrida do Oscar continua, com Guerra ao Terror, da ex-mulher de Cameron, com fortíssimas e reais chances de “roubar” de Avatar os quase certos oscars de melhor filme e direção. Em se tratando da Academia de Hollywood, “clima de já ganhou” é algo sempre perigoso. Oooh povinho que vez por outra frustra as expectativas dos fãs esse da Academia viu.

Feliz de verdade, eu ficaria era se Up-Altas Aventuras, que já ganhou o Annie Awards, faturasse além do Oscar de Animação, também o de Melhor Filme. Seria a zebra mais bonita, listrada e justa de toda a história da premiação (na minha opinião modesta, ok leitores?). Embora seja utopia, estou na torcida. Mas se Guerra ao Terror levar também, vai ser bacana, primeiro porque a diretora é mulher (olha o feminismo atuando só um tiquinho) e, em segundo, porque o filme é realmente muito bom. James Cameron já ficou mais rico que o tio Patinhas, seu filme já ganhou dois globos de ouro, agora ele pode passar os holofotes pros coleguinhas.

Tags: , , , , , , , , ,

14 Respostas para “Avatar desbanca Titanic e A Era do Gelo 3”

  1. paloma oliveira do nascimento  Says:

    avata eu adorei seu filme

  2. Tiago A.  Says:

    Avatar para mim foi uma decepção total, não que o filme seja ruim, mas pela mídia em cima dele esperava bem mais, não é tão melhor do que qualquer Star Wars, ou Bússola de Ouro, Nárnia, Harry Potter, ou qualquer outro de fantasia, nem chegando aos pés do Senhor dos Anéis. Tô mesmo é na expectativa para O Hobbit, leve quanto tempo for para sair!

  3. Andréia Santana  Says:

    Também acho a saga O senhor dos anéis infinitamente superior. Mas o lobby em torno de Avatar é grande.Continuo torcendo por “Up’ ou “Guerra ao Terror”.

  4. HELCIO BATISTA DA SILVA  Says:

    Achei um ótimo filme em todos os sentidos. Além de divertir, passa uma mensagem muito clara sobre o perigo que um exército ambicioso e bem armado pode representar. O que acontece no planeta fictício “Pandora” é bastante semelhante ao que aconteceu no Iraque. Pandora tinha em seu subsolo uma pedra de grande valor e o Iraque, um óleo sujo e poluente mas de grande serventia para quem não se preocupa com o futuro de seu próprio planeta. Sempre torci pelo sucesso das missões espaciais, mas temo que, se algum dia o homem desembarcar num planeta habitado, vai se comportar exatamente como nesse filme.

  5. thalisson  Says:

    filme avatar

  6. david  Says:

    olha pra mim foi um dos melhores fimes

    nossa nao vejo a hora de assistir o 2

  7. david  Says:

    sem falar da perfeiçao

    nossa muito real e muito emocionante

  8. emerson oliveira  Says:

    avatar nao e diferente do mundo real nois temos que a prender com os avatar cuidar da nosa floresta ela e a nossa vida ok

  9. Marcelo Dias  Says:

    avatar e a melhor coisa que ja fizeram até hoje, respeito a opinião dos colegas mais dizer que guerra ao terror ou up possa ganhar o oscar chega ate ser hilário

  10. Andréia Santana  Says:

    Então você não respeita tanto assim a opinião dos colegas, se acha que é hilária. São nove indicados a melhor filme, embora Avatar tenha a preferência da maioria e 90% de chances de vencer, não significa que os demais concorrentes não tem possibilidades não é? Do contrário, nem teriam sido indicados. Só vamos saber quem é o vencedor no dia da premiação, mas até lá, eu e qualquer outro leitor temos o direito de torcer pelo filme da nossa preferência e na minha opinião estritamente pessoal, Guerra ao Terror e Up são infinitamente superiores a Avatar. Respeito muito o fato de você discordar disso e não acho nem um pouco hilário.

  11. Cintia  Says:

    Gostei mesmo do filme, fiquei surpresa por ser uma ficçao tao perto do possivel.

  12. francisco m.s.  Says:

    olha se perguntarmos qual a melhor coisa do mundo a quem ta c/3 dias de fome, é obvio q sera comida, o filme avatar para mim foi o melhor de todos pois tenho preferencia por estes tipos de filmes de revelações.Agora, quem gosta de ação, lógico que não terá a mesma preferência…

  13. ricardo soares  Says:

    avatar melhor filme do ano

  14. Lady Gaga  Says:

    This is my first time to visit your blog and I would say you share nice information. You definitely do research and write very well. Keep it up!

Deixe seu comentário