Cinema para ler: relatórios confidenciais de Avatar

postado por Andreia Santana @ 2:50 PM
16/06/2010

A sensação que eu tenho é que a moda Avatar só durou o período das estreias de verão. Mas, caso tenha sobrado algum resquício de amor verdadeiro, passada a febre, eis uma dica para os fãs da mega produção de James Cameron. Desta vez, ao contrário da análise sobre a nova biografia de Chaplin, me limito aos dados técnicos do lançamento de Avatar – Os relatórios confidenciais do mundo de Pandora. Não li ainda o livro, do próprio Cameron, daí, não posso emitir juízo sobre a qualidade da obra.

Avatar – Os relatórios confidenciais do mundo de Pandora é uma publicação de ficção, cuja versão em português sai pela editora Lua de Papel, que detalha as características do futuro descrito por James Cameron no filme. O foco é Pandora, a distante lua colonizada pelos humanos, no ano de 2150, e da qual a Terra depende, mas onde vive também o povo Na’vi.

A exuberância da natureza de Pandora lembra a América pré-colombiana

O livro apresenta uma diagramação que utiliza notas, fotos, desenhos e gráficos para descrever a fauna, flora, relevo e paisagem idealizados pelos cineasta para Pandora. Também a cultura e a fisiologia dos Na’vi são esmiuçadas, assim como seus costumes, alimentação e como funciona a conexão estabelecida entre eles e outras criaturas vivas. Há até um dicionário Na’vi-Português.

Escrito como se fosse um guia para auxiliar a resistência a salvar Pandora – e por extensão, a Terra -, o livro “revela” segredos da RDA (Resources Development Administration), a supercorporação que detém o monopólio dos recursos e produtos derivados de Pandora. Lista, também, as principais armas utilizadas pela RDA e divulga alguns documentos confidenciais da empresa.

Ficha Técnica

Avatar – Os relatórios confidenciais do mundo de Pandora

Autor: James Cameron

Tradução: Marcelo Barbão

206 páginas

Editora: Lua de Papel

Preço: R$ 39,90

Tags: , , , , , , ,

3 Respostas para “Cinema para ler: relatórios confidenciais de Avatar”

  1. Kézia Oliveira  Says:

    Nossa, fiquei morrendo de vontade de ler!

  2. Cristiano Portela  Says:

    Se tiver a qualidade que tem o filme, é um livro maravilhoso. A história é fascinante e foi muito bem roteirizada.
    Comprarei assim que puder!

  3. douglas viana  Says:

    VOU LER ESSE LIVRO DEVE SER MUITO BOM.

Deixe seu comentário