Franquia Avatar vai ter mais dois filmes

postado por Andreia Santana @ 12:49 AM
30/10/2010

Os altos executivos da Fox já bateram o martelo e James Cameron está liberado para gravar Avatar 2 e 3. Sinceramente, não vejo necessidade de outros filmes, o primeiro já estava de bom tamanho, mas creio que os fãs vão discordar, então, que venha a trilogia.

Cameron, que sempre considerou Avatar a criação de um mundo novo e de uma nova mitologia (super modesto ele!), começará a trabalhar nos roteiros das suas sequências no início de 2011, com planos de iniciar a produção no final do ano. Após finalizar os roteiros, o diretor verá se roda os dois filmes simultaneamente.

Mais um pitaco da blogueira: pode ser prático em termos de custos de produção, mas o resultado não fica muito legal, vide Piratas do Caribe, que tem dois filmes muito bons, para descer a ladeira no terceiro. Uma pena, porque a história é bem bacana.

O lançamento de “Avatar 2″, que ainda não tem título definido, está programado para dezembro de 2014, e “Avatar 3″ (igualmente com título provisório”, deve chegar aos cinemas no ano seguinte, em dezembro de 2015.

Avatar, que na época do lançamento me rendeu um estimulante debate com muitos leitores do blog (eles adoraram o filme e eu nem tanto assim) é a produção de maior bilheteria de todos os tempos na história do cinema, tendo faturado cerca de 2,8 bilhões de dólares ao redor do mundo. Ao menos, detém o recorde contemporâneo, sem levar em conta a inflação e outras variáveis que sempre entram nos cálculos de quem adora fazer ranking disso e daquilo.

Também é o filme em Blu-ray mais vendido até hoje. A produção ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme e Melhor Diretor; foi indicado a nove categorias do Oscar, inclusive o de Melhor Filme e Melhor Diretor. Mas, só levou mesmo as estatuetas de Direção de Arte, Efeitos Visuais e Fotografia. De fato, o filme é um primor de tecnologia, um divisor de águas para o cinema 3D e lógico, deu sua contribuição ao modo de fazer cinema no século XXI e só por isso já deixou sua marca. Mas continuo achando o roteiro prevísivel e fraco. Um filme porém, antes que alguém grite, é mais que roteiro. Embora para mim não faça muito sentido uma técnica excelente para contar uma história ruim.

Para realizar o primeiro Avatar, Cameron, que também é o autor da história, demorou 15 anos da concepção do projeto até a chegada do filme aos cinemas. Segundo ele porque na época em que teve a ideia, não existia tecnologia suficiente para criar o mundo que idealizou na lua de Pandora.

A parceria do diretor com a Fox já ocorre há 25 anos. O primeiro filme, em 1985, foi Aliens, que se tornou um clássico da ficção científica. Em seguida, vieram O Segredo do Abismo e True Lies, este segundo é estrelado por Arnold Schwarzenegger no auge da fama. Em 1996, a Fox deu o sinal verde para a realização de Titanic, que se tornou o filme de maior sucesso da história e bateu recordes ao vencer onze estatuetas no Oscar, entre elas a categoria Melhor Filme.

Titanic era o recordista em bilheteria até ser desbancado por Avatar. Essa medição, porém, sempre dá polêmica. Levando em conta a inflação dos últimos 70 anos até maio de 2009, por exemplo, em medição realizada pela Revista SuperInteressante, o filme E o vento levou, de 1938, seria o mais visto da história.O cálculo de Avatar leva em conta todas as bilheterias mundiais com a moeda de hoje, afinal o filme é recente. E o vento levou, com a atualização da inflação até maio de 2009, teria faturado US$ 1,455 bilhão. Como ninguém refez o cálculo até os dias atuais (estamos em outubro de 2010), não dá para saber se o clássico antigo desbancaria o clássico moderno. Quem gostar de matemática que se habilite.

Foi com Titanic também que James Cameron alcançou o estrelado como diretor de blockbusters, tendo também a fama de produzir filmes caríssimos e que faturam verdadeiras fortunas. Com Titanic, ele também elevou aos píncaros da glória os atores Leonardo Di Caprio e Kate Winslet.

*As informações sobre os novos filmes do James Cameron foram enviadas à blogueira pela assessoria da Fox.

Leia mais sobre o primeiro Avatar aqui no blog:

>>Cinema para ler: relatórios confidenciais de Avatar

>>Avatar bate recorde de vendas de Blu-ray

>>Sam Worthington: de avatar a herói “olímpico”

>>Avatar desbanca Titanic e A Era do Gelo 3

>>Recorde de bilheteria nacional para Avatar

>>Avatar: falta história e sobra computação gráfica

Tags: , , , , , , , , , , , ,

7 Respostas para “Franquia Avatar vai ter mais dois filmes”

  1. HRaimundo  Says:

    BRUTAL!!!!!!!!!!!!!

  2. Flavia  Says:

    AAAA’ ! falta muito tempo =/

  3. Bet365  Says:

    Hi!
    This was a really splendid topic!
    I come from milan, I was luck to seek your subject in yahoo
    Also I learn much in your website really thanks very much i will come daily

  4. Andréia Santana  Says:

    Thank you Bet, welcome every time you want. Be my guest!

  5. camila  Says:

    Assisti e gostei muito de avatar, pelo que eu me lembre no final do filme há uma deixa para a continuação da fantastica história já que o habitat do Avatar foi destruído. Discordo de que os proximos filmes não serão bons. Acho que o diretor r roterista são competentes o suficiente para inovar e criar uma história ainda mais surpreende. Toda regra tem excção não é pq filmes de sucesso tiveram uma continuação da história decadente que todos os filmes que tem sequencia também serão um fracasso, vide harry potter, todas as edições são sucesso de bilheteria e encanta vários publicos. Acho que não devemos generalizar quando um filme tem continuação que a história sequante não será boa.

  6. Andréia Santana  Says:

    Com certeza, Camila, a intenção não foi generalizar, mas citar exemplos de franquias que começaram super bem e depois não deram certo, só para ilustrar a linha de raciocínio adotada no texto. Discordo de você quanto a franquia Harry Potter. Os livros são todos muito bons, mas a adaptação de O enigma do príncipe deixou muito a desejar, a ponto dos fãs da autora J. K. Rowling terem criticado muito a obra no cinema, que é muito infiel ao livro. Pessoalmente, da saga de H. Potter, a que considero a melhor adaptação das seis já lançadas até agora é o filme do diretor mexicano Alfonso Cuarón – O prisioneiro de Azkaban. Abs!

  7. Lidia Borey  Says:

    Thank you – I liked this post.

Deixe seu comentário