Segunda etapa do Memória Viva é lançado em abril

postado por Andreia Santana @ 4:15 PM
01/04/2011

Redenção

O projeto Filmografia Baiana: Memória Viva! será oficialmente lançado no próximo dia 06, às 20h, na Sala Walter da Silveira (Biblioteca Pública dos Barris – Centro de Salvador), durante a sessão do Quartas Baianas. Durante o evento, a programação contará ainda com exibição de documentários dirigidos por mulheres, numa valorização do olhar feminino no cinema, como Hip Hop com Dendê, de Fabíola Aquino e Lílian Machado.

O projeto Filmografia Baiana: Memória Viva! foi vencedor do Edital de Apoio à Pesquisa e Preservação da Memória Audiovisual Baiana do IRDEB (Instituto de Radiodifusão da Bahia). Essa é a segunda etapa de uma iniciativa maior, de Mapeamento da Filmografia Baiana (2008), que na primeira fase catalogou 1.412 filmes. Nessa primeira parte, o objetivo era reunir somente os dados essenciais de cada película: ano de produção, suporte, gênero, direção e companhia produtora. Na segunda etapa, executada entre outubro de 2010 e março de 2011, houve atualização e aprofundamento do mapeamento inicial, acrescentando às informações itens como sinopse, elenco, imagens, prêmios, créditos completos e cópias disponíveis. Além disso, as fontes primárias, ou seja, os próprios filmes, passaram a ser utilizados no trabalho de pesquisa. A ênfase nesta etapa foi o período entre 1959, ano de estréia do longa-metragem Redenção, de Roberto Pires, e 2010.

Hip Hop com dendê

No site do projeto há 1.650 filmes cadastrados, 62 de longa-metragem. As informações podem ser acessadas gratuitamente pela comunidade no site oficial: www.filmografiabaiana.com.br.

Anote na agenda:

O quê: lançamento do projeto Filmografia Baiana: Memória Viva!

Quando: Quarta, dia 6/4, às 20h*

Onde: Sala Walter da Silveira (Barris)

*O evento faz parte da sessão Quartas Baianas

Documentários que serão exibidos:

LONÁ DE ASFALTO (2002)

Curta-metragem, Sonoro, Não-ficção, P&B

Digital, 5 min

Brasil/Salvador (BA)

Direção: Marília Hughes Guerreiro e Aline Frey

XUKURU ORORUBÁ (2008)

Curta-metragem, Sonoro, Não-ficção, Colorido, P&B

35mm, Super-8, Digital, 15 min

Brasil/Salvador (BA)

Direção: Marcília Barros

HIP HOP COM DENDÊ (2005)

Curta-metragem, Sonoro, Não-ficção, Colorido

Digital, 15 min

Brasil/Salvador (BA)

Direção: Fabíola Aquino e Lílian Machado

UMBIGADA (2006)

Curta-metragem, Sonoro, Não-ficção, Colorido

Digital, 26 min

Brasil/Salvador (BA)

Direção: Gabriela Barreto e Janaína Quetzal

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe seu comentário