Quartas Baianas homenageia Roberto Pires

postado por Andreia Santana @ 8:19 PM
18/09/2012

O homenageado do projeto Quartas Baianas, nesta quarta, dia 19, será o cineasta Roberto Pires, com a exibição do curta-metragem A Volta de Chico Candango, pouco conhecido pelo público, e do longa Tocaia no Asfalto. A sessão acontece às 19 horas, na Sala Walter da Silveira, subsolo da Biblioteca Pública dos Barris. A entrada é gratuita.

Tocaia no Asfalto, de 1962, retrata a história de um pistoleiro contratado para matar um coronel. O longa gira em torno da temática que envolve a política coronelista que predominou na Bahia, abordando as mortes por crime de mando e emboscadas. Em 2007, o filme foi restaurado pela Cinemateca Brasileira com apoio da Petrobras, por meio de um edital nacional ganho pela Diretoria de Audiovisual (Dimas/Secult/Funceb). 

Já A Volta de Chico Candango, de 1989, foi gravado em Brasília. O curta aborda a volta de um ex-candango à capital federal para rever a cidade que seus braços ajudaram a erguer. 

O Quartas Baianas é realizado pela Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV/ABD-BA) com apoio da Diretoria de Audiovisual.

Cinema na Praça - Outro programa gratuito interessante para os cinéfilos nesta quarta é a exibição da cinebiografia Heleno, sobre a vida do jogador Heleno de Freitas, ídolo do futebol nos anos 40; às 18h, na Praça Thomé de Souza (Municipal), dentro do projeto Cinema na Praça, realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Como a exibição acontece ao ar livre, a programação está sujeita a alterações devido às condições climáticas, ou seja, se chover não tem filme. 

Tags: , , , , , ,

Deixe seu comentário