Festival CineFuturo começa nesta sexta em Salvador

postado por Andreia Santana @ 6:57 PM
08/11/2012

O VIII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual-Festival CineFuturo começa nessa sexta-feira, 9, em Salvador, e vai até o dia 14, com exibição de cerca de 90 filmes, entre nacionais e internacionais, no Espaço Itaú Glauber Rocha (Praça Castro Alves). Para ver as produções, os ingressos terão preços simbólicos: R$ 2,00 e R$1,00 (meia entrada) e as sessões ocorrerão sempre a tarde e a noite.

A abertura do evento ocorre às 16h30, no Espaço Itaú Glauber Rocha (Praça Castro Alves), com a exibição do filme Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha, protagonizado por Ney Matogrosso e com direção de Helena Ignez. Luz nas Trevas é continuação do clássico O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla.

Ney Matogrosso protagoniza Luz nas Trevas

Outro filme que fará sua estreia nesta sexta, durante a abertura do CineFuturo, é Cuíca de Santo Amaro, que terá duas sessões, às 20h e às 21h30min. Antes, às 19h, será lançado o livro A Verve de Cuíca, patrocinado pela Fundação Pedro Calmon.

Cuica de Santo Amaro resgata a trajetória do cordelista, trovador, poeta popular e cronista social homônimo, que nos anos 40 e 50, criticava o governo, revelava em praça pública segredos de alcova e trapaças da gente rica do período, bem como reclamava contra as injustiças sociais e até comentava as notícias que chegavam à Bahia sobre a II Guerra. Cuida foi transformado em personagem por autores como Dias Gomes e Jorge Amado e foi tema de filmes de Roberto Pires e Anselmo Duarte.

A Verve de Cuíca reúne 20 livrinhos de histórias escritas pelo poeta popular e um texto do escritor paulista Orígenes Lessa, que relata encontro com o vate baiano na parte alta do Elevador Lacerda, em 10 de junho de 1955. O texto de Orígenes Lessa foi a fonte de inspiração para serem criadas as cenas animadas da abertura do filme.

A oitava edição do CineFuturo contará ainda com mesas-redondas, diálogos, mostra internacional de filmes, mostra competitiva de curtas, mostra de cinema experimental, mostra de cinema baiano, retrospectiva Orson Welles, mostra de cinema ambiental e Indicados EFA (Mostra de Curtas-Metragens Europeus Premiados).

O evento é uma realização da VPCinemavideo, com patrocínio do Fazcultura – Governo da Bahia e Governo Federal – Chesf.

Para conferir a programação completa, acesse: www.cinefuturo.com.br. E para saber mais sobre o filme Cuica de Santo Amaro, acesse: www.docdoma.com.br/cuicadesantoamaro/ ou curta a fanpage no Facebook www.facebook.com/cuicadesantoamaro.

 

Tags: , , , , ,

Deixe seu comentário