Documentário sobre Cuíca de Santo Amaro é exibido em praça pública

postado por Andreia Santana @ 11:42 AM
12/11/2012

Cena do documentário Cuíca de Santo Amaro

O Projeto Cinema na Praça terá uma sessão especial, dentro da programação do Festival CineFuturo, nesta quarta-feira, dia 14, às 18h. Na ocasião, na praça Thomé de Souza (Municipal), será exibido o documentário Cuíca de Santo Amaro, de Josias Pires e Joel de Almeida. A entrada é franca e como a programação ocorre ao ar livre, em caso de chuva, não há exibição.

Lançado na abertura do CineFuturo, na última sexta-feira, 09, Cuíca tem 74 min e é um importante registro da vida do cordelista e mestre trovador José Gomes (1907–1964), que ficou conhecido como Cuíca de Santo Amaro por arranjar no violão o som da cuíca.

O documentário é fruto de seis anos de pesquisa do jornalista Josias Pires e do historiador Joel Almeida, cineastas baianos e admiradores do personagem-inspiração da história. No filme, a câmera desloca-se pelos lugares por onde Cuíca costumava circular na velha Bahia, entre 1925 e 1964.

Fragmentos da trajetória de vida do poeta são contados por seus familiares, por pessoas do povo e por intelectuais que o conheceram e viram suas performances em Salvador e no Recôncavo Baiano. Cuíca de Santo Amaro produzia livretos para noticiar fatos do cotidiano e dos bastidores do poder de modo escandaloso, reflexivo e divertido. Deixou um legado picante e irônico da vida baiana, numa reedição, com a picardia do recôncavo, do que fazia Gregório de Mattos na época colonial.

O Festival CineFuturo é uma realização da VPCinemavideo, com patrocínio do Fazcultura – Governo da Bahia e Chesf – Governo Federal.  A programação completa do Festival CineFuturo pode ser conferida em www.cinefuturo.com.br.

Tags: , , , , , , ,

Deixe seu comentário