Joel de Almeida é um dos diretores do documentário sobre Cuíca

O documentário Cuíca de Santo Amaro – O Poeta Mais Temido da Bahia estreia nas salas de cinema de Salvador no dia 23 de agosto, próxima sexta e ficará em cartaz, segundo a produção do longa, no UCI Iguatemi, no Espaço Itau de Cinema/Glauber Rocha e no Circuito Sala de Arte/Cinema da UFBA.

O filme também já está em circulação por cidades do interior baiano, como Cachoeira e Santo Antonio de Jesus, onde será exibido nesta quarta, 21, no Auditório da UNEB. No dia 22, será exibido em Camaçari, no Teatro Alberto Martibs. Ambas as exibições às 19h.

Dirigido por Joel de Almeida e Josias Pires, a produção do documentário sintetiza uma pesquisa realizada a partir de relatos orais de 50 pessoas que tiveram algum tipo de contato com o cordelista Cuíca e de cerca 300 folhetos de cordel do autor. Traz imagens de arquivos de Salvador e do recôncavo e também utiliza recursos de animação, inspirados em um encontro do escritor Orígenes Lessa com o trovador-repórter, ocorrido no dia 10 de junho de 1953.

Algumas das imagens de época exibidas são inéditas, como trechos filmados sob a coordenação de Alceu Maynard de Araújo, em 1947, encontrados na Cinemateca, em São Paulo.

O filme valeu-se de estudos feitos por Edilene Matos e Mark Curran, além de de indicações do poeta Carlos Cunha.

Concluído em janeiro de 2012, Cuíca foi selecionado para o 17o. Festival Internacional de Documentários é Tudo Verdade, tendo duas exibições no Rio de Janeiro e duas em São Paulo; V Festival do Cine Latino-americano e Caribenho de Margarita (Venezuela); Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Arquivo Nacional, RJ; 16a Mostra de Cinema de Tiradentes, MG; 3o. CachoeiraDoc; VIII Cine Futuro (avant-première em Salvador) e projeto Cinema no Telhado, Luanda – Angola/Instituto Goethe.

Realizado com o patrocínio do Programa Petrobras Cultural, o filme teve o projeto de difusão e exibição na Bahia patrocinado pelo Fundo de Cultura do Estado, a partir de edital setorial do audiovisual de 2012 promovido pela Fundação Cultural /Secult-Ba.

Saiba mais sobre o filme:

Site oficial: www.cuicadesantoamaro.com.br

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/cuicadesantoamaro

Veja o trailer:

Tags: , , ,

Deixe seu comentário