O IX Panorama Internacional Coisa de Cinema está com inscrições abertas para a Oficina de Fruição e Crítica Cinematográfica, que será ministrada pelo crítico, pesquisador e jornalista João Carlos Sampaio, colaborador do Caderno 2+ de A TARDE, entre os dias 27 e 31 de outubro. A participação é gratuita e os candidatos serão pré-selecionados mediante envio de resenha crítica ou texto opinativo, de autoria própria, sobre algum filme exibido este ano no circuito de cinema. Os interessados devem também responder às perguntas: O que mais de interessa num filme? E na Experiência de ver filmes? Em sua opinião, qual a contribuição da crítica de cinema para a arte cinematográfica? Os candidatos devem enviar o material para o email: panorama@coisadecinema.com.br, até o dia 12 de outubro. É necessário colocar o nome da oficina como assunto da mensagem.

Entre os temas do curso, que acontece desde a sexta edição do Panorama, estão: os diferentes formatos de leitura fílmica, estudo do roteiro, aspectos da direção de arte no cinema, fotografia e câmera, montagem e finalização. As aulas acontecerão das 8h30 às 11h30, no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha. Horários extras serão agendados para leitura e avaliação dos textos produzidos pelos alunos. 

Ao todo, serão selecionados 20 candidatos para participar da oficina e desses, cinco irão participar do Júri Jovem do Panorama, com acesso livre aos filmes da competição oficial e a responsabilidade pela premiação dessa categoria. Outras três pessoas serão escolhidas para escrever resenhas críticas dos filmes da mostra competitiva nacional e o material será publicado no site oficial do festival.

Tags: , , ,

Deixe seu comentário